UE – Alentejo

O Alentejo é umas das 10 regiões da UE receberão assistência técnica no âmbito do Pilar 1 do Mecanismo de Reforço de Talentos.

A 12 de setembro, a Comissão lançou um convite à apresentação de candidaturas destinado a 46 regiões com problemas de retenção de talentos e recebeu 24 candidaturas. A Comissão selecionou 10 regiões para receber assistência técnica para apoiar as regiões na criação de quadros viáveis ​​para atrair, desenvolver e reter talentos e para fazer face ao impacto das alterações demográficas. Irá apoiá-los na identificação de necessidades e prioridades e na prestação de aconselhamento e apoio metodológico. As ações terão início a janeiro de 2024 e prosseguirão até maio de 2026.

As regiões selecionadas são:

  • Alentejo, Portugal
  • Champanhe-Ardenas, França
  • Dél-Dunántúl, Hungria
  • Kontinentalna Hrvatska, Croácia
  • Lodzkie, Polónia
  • Peloponeso, Grécia
  • Apúlia, Itália
  • Saxônia-Anhalt, Alemanha
  • Colete, Roménia
  • Yugoiztochen, Bulgária 

A assistência técnica prevista no pilar 1 do Mecanismo de Reforço de Talentos ajudará as autoridades regionais e locais a abordar o seu potencial inexplorado em termos de mão-de-obra com formação superior e a atenuar os desafios associados às alterações demográficas e à fuga de cérebros, apoiando a identificação de necessidades e prioridades e proporcionando assessoria e apoio metodológico para atrair, reter e desenvolver talentos.

A prestação de assistência técnica será adaptada às necessidades de cada região e  pode incluir visitas, workshops, apoio à investigação, formações, sessões de desenvolvimento de estratégias e apoio prático de especialistas . O objetivo é identificar necessidades e prioridades, aconselhar e oferecer apoio metodológico às regiões.

No final do exercício, cada região receberá um roteiro estratégico específico sob a forma de um relatório que inclui um plano de ação . Além do relatório, as regiões selecionadas também terão a possibilidade de consultar um helpdesk interativo com questões específicas, solicitar documentos analíticos sobre questões que necessitam de uma análise mais aprofundada e discutir os seus desafios específicos no contexto dos quatro grupos de trabalho dedicados à Plataforma de Aproveitamento de Talentos.

Na abertura do evento de lançamento, a comissária da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, destacou: “Não deixar ninguém para trás — é este o nosso mantra fundamental e um objetivo central da política de coesão! Graças aos fundos de coesão, podemos dotar as regiões dos instrumentos necessários para combater a chamada «estagnação do desenvolvimento de talentos». Ao investir esses fundos no combate às disparidades e no reforço da atratividade das regiões, podemos apoiar as pessoas que desejam trabalhar e viver nas suas regiões de origem. A nova plataforma está a aproximar as regiões para reter e aproveitar os talentos existentes nos seus territórios.”

Mais informações