Desperdício alimentar

O desperdício alimentar em Portugal está muito acima da média da UE.
Em Portugal, são desperdiçados cerca de 180 quilos de alimentos por habitante, de acordo com os dados do Eurostat utilizados pelo CCI nas suas recentes estimativas do impacto da redução do desperdício alimentar na UE. O montante está muito acima da média da UE: Portugal ocupa o 5.º lugar entre os países da UE no que respeita ao desperdício alimentar per capita, depois de Chipre, Bélgica, Dinamarca e Grécia.

Portugal produziu cerca de 1 875 000 toneladas de resíduos alimentares em 2021 e os agregados familiares são responsáveis por cerca de 65 % do total.

Em 2020, na UE, quase 59 milhões de toneladas de alimentos foram desperdiçados. Ou seja, 131 kg de alimentos desperdiçados por cada um de nós que vive na União Europeia ou cerca de 10 % de todos os alimentos fornecidos a restaurantes, serviços de alimentação, comércio retalhista e agregados familiares. Na União Europeia, os agregados familiares poderiam poupar, em média, 220 a 720 EUR por ano, reduzindo o desperdício alimentar. Tal significaria uma diminuição de mais de 6 % na percentagem das despesas alimentares no total das despesas das famílias.

Os agregados familiares são responsáveis por mais de metade (53 %) do desperdício alimentar na UE, seguindo-se o setor da transformação e da manufatura (20 %), a produção primária (10 %), os restaurantes e os serviços de restauração (9 %). Analisando o que constitui o desperdício alimentar da UE, as frutas e os produtos hortícolas ocupam a maior parte do lixo, representando 27 % e 20 %, respetivamente. Os cereais (13 %), a carne (10 %) e as batatas (10 %) também têm uma quota considerável.

Fonte: JRC – Centro Comum de Investigação