Alargamento

Comissão adota Pacote Alargamento 2023 e recomenda abertura de negociações com Ucrânia e Moldávia.

8 de novembro de 2023.

Fonte: CE

A Comissão Europeia adotou hoje o Pacote Alargamento de 2023, que apresenta uma avaliação pormenorizada do ponto da situação e dos progressos realizados pela Albânia, a Bósnia-Herzegovina, o Kosovo, o Montenegro, a Macedónia do Norte, a Sérvia, a Turquia e também, pela primeira vez, a Ucrânia, a República da Moldávia e a Geórgia relativamente aos seus percursos de adesão à União Europeia. Em especial, o relatório centra-se nos progressos realizados na implementação de reformas fundamentais,bem como na prestação de orientações claras sobre as prioridades de reforma que se avizinham. A adesão é e continuará a ser um processo baseado no mérito, plenamente dependente dos progressos objetivos alcançados por cada país.

A Comissão Europeia adotou também hoje um novo Plano de Crescimento para os Balcãs Ocidentais, com o intuito de permitir à região beneficiar antecipadamente de alguns dos benefícios associados à adesão, impulsionar o crescimento económico e acelerar a tão necessária convergência socioeconómica. O objetivo consiste em permitir que os parceiros intensifiquem as reformas e os investimentos para acelerar significativamente o processo de alargamento e o crescimento das suas economias. Para o efeito, foi proposto um novo mecanismo para as reformas e o crescimento nos Balcãs Ocidentais, no valor de 6 mil milhões de euros para o período 2024-2027. Os pagamentos estarão subordinados à realização das reformas acordadas.

Mais informações:

Política de Alargamento da UE

A conferência de imprensa da presidente Ursula von der Leyen e do comissário Olivér Várhelyi pode ser acompanhada no canal EbS