Estágios

Parlamento Europeu tem abertas as candidaturas para os seus estágios Schuman

Fonte: Eurocid

O Programa de Estágios Schuman, a realizar de outubro de 2025 a fevereiro de 2026, tem  a duração de 5 meses, destina-se a nacionais de um Estado-Membro da UE, ou dos países candidatos à adesão, existindo ainda um pequeno número de vagas para nacionais de países terceiros, desde que este(a)s cumpram os requisitos em matéria de vistos.

Os candidatos devem  ser titulares de um diploma do ensino secundário correspondente ao nível exigido para acesso à universidade, ou ter efetuado estudos superiores ou técnicos de um nível equivalente, ou ser titulares de um diploma de nível universitário; devem ser maiores de idade, fluentes numa das línguas oficiais e conhecimento doutra língua oficial, que não tenham trabalhado durante mais de dois meses consecutivos numa instituição ou órgão da UE e não ter efetuado uma visita de estudo ao Secretariado-Geral do Parlamento Europeu no período de seis meses anterior ao início do estágio.

Podem candidatar-se a este programa pessoas com uma incapacidade física, mental, intelectual ou sensorial prolongada de, pelo menos, 20 %. 

As 497 vagas disponíveis contemplam uma vasta gama de domínios: por exemplo, políticas internas (53), relações internacionais (56), finanças (10), direito (40), multilinguismo (90), administração (76), infraestruturas e logística (15), comunicação (127) ou tecnologias da informação (30).

A candidatura é efetuada em linha, máximo 3 escolhas. Os estágios Schuman são remunerados e podem ser realizados num dos locais de trabalho oficiais do Parlamento Europeu – Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo – ou nos Gabinetes de Ligação nos Estados-Membros. Há uma vaga para Lisboa.

Bolsa mensal de 1.667,00 euros em Bruxelas e Luxemburgo; o subsídio nos outros países varia de acordo com o custo de vida (consulte anexo). Os estagiários com deficiência podem beneficiar de um subsídio adicional até 50% do subsídio mensal, consoante o grau de incapacidade.

Data limite: 31 maio 2025

Mais informações e candidaturas