Sustentável

Sensational! Cozinhar com produtos europeus de excelência. Publicação online

A história e herança gastronómicas da Europa são muitíssimo ricas e diversificadas. Obviamente que a razão para tal não se deve apenas ao facto de a Europa ser um continente tão vasto. Deve-se igualmente às tradições que vão sendo transmitidas de geração em geração.

A Europa possui ainda uma diversidade geográfica sem precedentes Todos esses distintos terrotórios dão origem a uma cultura gastronómica enorme e variegada.

Pessoas de todo o mundo viajam para a Europa não só para admirar os seus muitos tesouros artísticos e culturais, mas também para saborear a alta cozinha do continente europeu.

Em 1992, a União Europeia tinha já decidido proteger várias denominações de produtos. Essa decisão surgiu do desejo de melhor preservar o património gastronómico e de proporcionar aos agricultores e produtores um rendimento mais justo. Os produtos europeus que beneficiam de um rótulo de qualidade apresentam sempre características únicas. Elas são típicas da região onde são cultivados ou preparados e, acima de tudo, são de excelente qualidade.

Neste livro, chefs europeus de renome dão sugestões de como confecionar produtos únicos com indicações geográficas dos seus países. Estes chefs também partilham o amor e paixão que têm pelos produtos com os quais cresceram e que os tornaram tão bem-sucedidos. São produtos originários das suas regiões locais e um verdadeiro exemplo de mestria artesanal e de excelência. É absolutamente necessário assegurar que estes produtos continuam a beneficiar da sua denominação de origem protegida. É a única maneira de preservar e de garantir a sua qualidade, agora e no futuro.

Ir para o livro (PDF

Pode consultar também Os regimes de qualidade explicados | Comissão Europeia