Abertas candidaturas para os Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra 

| Novo prazo: 5 de dezembro de 2022 |

Considerados os Oscars do património, estão abertas as candidaturas para os Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra, que distinguem as melhores práticas de conservação e valorização do património cultural material e imaterial, além de estimularem o intercâmbio transfronteiriço de conhecimentos em toda a Europa, aumentarem a consciência pública e o apreço pelo património cultural europeu, ao mesmo tempo que incentivam o desenvolvimento de novos projetos.

As categorias dos Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra são as seguintes:

  • Conservação e adaptação a novas utilizações
  • Pesquisa
  • Educação, formação e competências
  • Envolvimento e consciencialização dos cidadãos
  • Campeões do Património

No total, em 2023, serão premiados até 30 projectos, nos quais cinco receberão o grande prémio e um cheque de no valor de 10 mil euros. A um será atribuído ainda o Prémio do Público, escolhido através de votação online realizada pela Europa Nostra, organização europeia de defesa do património e representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura. Entre os distinguidos deste ano tivemos o Convento dos Capuchos em Sintra, na categoria Conservação e adaptação a novos usos, e o projecto Museu na Aldeia, que envolve 13 museus e 13 aldeias de Portugal, na categoria Envolvimento e consciencialização dos cidadãos. Veja aqui os vencedores de 2022 dos Prémios do Património Europeu / Prémios Europa Nostra.

Apoiados pelo Programa Europa Criativa da União Europeia, os Prémios do Património Europeu / Prémios Europa Nostra foram lançados pela Comissão Europeia em 2002.

Mais informações e candidatura

Fonte: Programa Europa Criativa