Seminário em linha no dia 24 de setembro das 10h00 às 12h30 dirigido às escolas

Convite para participar nas celebrações do Dia Europeu das Línguas

Seminário em linha no dia 24 de setembro das 10h00 às 12h30 dirigido às escolas

No âmbito das celebrações do Dia Europeu das Línguas, e à semelhança do ano passado, a antena da Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia, em parceria com o centro Europe Direct do Algarve e a Universidade do Algarve, vai organizar um seminário em linha dirigido às escolas, integrado nas iniciativas para a celebração do Dia Europeu das Línguas[1].

Para tal, está a solicitar contributos das escolas de todo o país. Os contributos assumirão essencialmente a forma de vídeos pré-gravados, embora também sejam possíveis apresentações em direto.

Com os diversos contributos, antecedidos de apresentações dos diversos parceiros organizadores sobre a Europa e as suas Línguas e a importância de aprender línguas, assim como outras atividades a anunciar posteriormente, será composta a emissão, difundida através da Internet, no dia 24 de setembro.

O formato dos conteúdos deve obedecer à temática «Línguas e Sustentabilidade». Tanto podem ser propostas atuações musicais, de teatro ou leitura, como testemunhos de alunos e professores relacionados com as línguas e a sustentabilidade (na escola, na região…), ou ainda apresentações de atividades de clubes europeus, trabalhos/exposições, etc.

O público-alvo são os alunos do terceiro ciclo do ensino básico, entre os 12 e os 15 anos, embora o evento esteja aberto à participação de um leque de idades mais alargado.

As propostas de participação terão de ser enviadas até dia 10 de setembro para a caixa de correio DGT-LISBON@ec.europa.eu com uma breve descrição do que se pretende apresentar. O prazo para entrega dos contributos finalizados, cuja duração não deverá exceder 5 minutos, é 21 de setembro.

Aos inscritos serão enviadas recomendações sobre o modo como o contributo deve ser gravado e enviado.

A Comissão Europeia reserva-se o direito de escolher as propostas mais originais ou que se coadunem mais com o espírito da celebração.

Os professores são responsáveis por garantir a cedência de direitos de imagem dos menores por parte dos pais. O formulário pode ser descarregado aqui.


[1] As outras iniciativas são o passatempo realizado nas redes sociais da Representação da Comissão Europeia em Portugal e a Feira das Línguas, a realizar num espaço público em Faro. Mais informações no sítio Web da Representação da Comissão Europeia em Portugal Dia Europeu das Línguas 2021 – Save the date 24 e 25 de setembro! | Portugal (europa.eu) (será atualizado regularmente).

As inscrições para assistir ao seminário podem ser feitas aqui.