ReportEU – inscrições abertas

ReportEU é uma nova iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal, com a primeira edição a ser lançada em novembro de 2020 em colaboração com os Repórteres em Construção (REC). Tem como principal objetivo contribuir para a formação prática em reportagens sobre temas europeus. É aberto à participação de estudantes em equipas de dois a cinco elementos, sendo que pelo menos um dos membros da equipa deve ser estudante de jornalismo ou de comunicação social numa entidade de ensino superior em Portugal. As inscrições estão abertas até 3 de dezembro de 2020 e são feitas através do formulário online.

ReportEU nasce com o intuito de dar a oportunidade a estudantes universitários, em especial de jornalismo e de comunicação social, para criar reportagens sobre temas que abordem uma dimensão europeia e que sejam relevantes e inovadores. Através de uma experiência prática durante o percurso formativo, permite-lhes treinar o que é desenvolver uma reportagem jornalística, com acesso a mentoria de profissionais, e entender melhor como funciona a União Europeia e que recursos disponibiliza para os jornalistas e cidadãos. Procura ainda estimular a interdisciplinaridade, o conhecimento sobre a realidade de outros Estados-Membros e a literacia mediática, especificamente sobre temas europeus.

Das inscrições recebidas, seis equipas serão selecionadas para desenvolver as reportagens propostas com acesso à mentoria prática de jornalistas profissionais. Todos os projetos devem ser implementados seguindo boas práticas de sustentabilidade ambiental, usar as oportunidades fornecidas pelas ferramentas digitais e respeitar os direitos e valores fundamentais da União Europeia. No final, as três reportagens consideradas melhores pela equipa de mentores serão difundidas por órgãos de comunicação social.  Os critérios de avaliação incluem: 1) a inovação do tema, ângulos e/ou formatos; 2) a qualidade de execução e de apresentação; 3) a relevância dos conteúdos; 4) o impacto numa maior ligação dos cidadãos à UE; 5) a inclusão de questões, protagonistas e/ou histórias de pelo menos três Estados-Membros diferentes da UE (pode ou não incluir Portugal).

Mais informações no website da Comissão Europeia em Portugal.

Acompanhe com o marcador #ReportEU