Prémio Jan Amos Comenius

A DG EAC/CE lançou o Prémio Jan Amos Comenius para recompensar o ensino de alta qualidade sobre a UE nas escolas secundárias.

Prazo 6/02/2020

O prémio é de 8.000 € e será concedido um por cada Estado-Membro.

O prémio irá recompensar as escolas secundárias que utilizem formas inspiradoras para ajudar os seus alunos a aprender sobre a União Europeia. Dará reconhecimento e visibilidade a nível da UE ao trabalho relevante em cada Estado-Membro e destacará a importância de ensinar e aprender sobre a UE desde tenra idade.

O prémio apresentará os métodos de ensino inovadores que envolvam ativamente os alunos na aprendizagem da UE e ajudará a difundir essas práticas.

O convite publicado em 6 de novembro tem como público-alvo as escolas secundárias que:

• Ajudem os seus alunos, de forma inspiradora, a obter conhecimento e entendimento substanciais sobre a União Europeia: a sua história; os seus valores e os seus objetivos fundamentais; as suas ações e políticas; o funcionamento das suas instituições e os seus processos de tomada de decisão.

• Convidem os seus alunos a refletir criticamente sobre o passado, presente e futuro da Europa, bem como sobre os benefícios e desafios da União Europeia.

• Aumentem a motivação dos alunos para participar nos processos democráticos que moldam o futuro da União Europeia e o seu apego aos seus valores fundamentais.

 Mais Informação aqui.