Prémios Natura 2000

Portugal tem 4 projetos finalistas.

Sobre o Prémio Europeu Natura 2000

Este prémio pan-europeu reconhece a excelência na gestão dos sítios Natura 2000 e nas atividades de conservação da biodiversidade para as gerações atuais e futuras, mostrando o valor acrescentado da rede para as economias locais e aumentando a sensibilização do público para o valioso património natural da Europa.

A rede Natura 2000 abrange uma enorme variedade de sítios diferentes em todo o continente. Portugal tem vários sítios NATURA 2000.

O objetivo do Prémio anual Natura 2000  é reconhecer as boas práticas nos sítios Natura 2000 em cinco categorias diferentes: Comunicação, Benefícios Socioeconómicos, Conservação, Reconciliação de Interesses/Percepções e Cooperação e Redes Transfronteiriças. O Prémio dos Cidadãos também reconhece o finalista favorito do público.

Qualquer pessoa diretamente envolvida na Natura 2000 – empresas, autoridades, ONG, voluntários, proprietários de terras, instituições de ensino ou indivíduos – pode candidatar-se ao prémio.

As candidaturas são avaliadas por uma equipa de peritos independentes, com os vencedores de cada ano anunciados no Dia Natura 2000 ou em torno de 21 de maio de cada ano.

Os vencedores serão convidados a participar numa cerimónia de alto nível em Bruxelas (quando for possível) para receberem os seus prémios e receberão apoio para organizar eventos locais de alto perfil com a presença de representantes da Comissão Europeia.

Todos os 27 finalistas estão sendo considerados para um dos cinco prêmios da categoria. Mas agora também é a sua oportunidade de votar no seu favorito. Confira todos os finalistas e vote no seu favorito. O finalista que receber o maior número de votos receberá o Prémio de Cidadãos da UE.

Para conhecer os projetos em avaliação e votar clique aqui. A votação permanece aberta até às 11H59 de 15 de setembro de 2020.